quarta-feira, 9 de junho de 2010

Escarola Refogada e Recheada



Sabemos da importância para a nossa saúde de introduzirmos em nossas refeições verduras, apesar de ser um pouquinho trabalhoso, vale a pena, os benefícios são inúmeros e o nosso organismo agradece...



Escarola Refogada

Higienização
Separo as folhas que estão ruins, lavo folha a folha em água corrente e deixo de molho em um recipiente com uma solução de cloro (para cada litro de água uso 1 colher(sopa) de água sanitária) por 10 min. retiro e faço uso.

Levo ao fogo uma panela de com um fio de azeite, alho picadinho e deixo dourar, acrescento a escarola cortada em tiras e abaixo o fogo para que ela cozinhe bem devagar, vou mexendo para não pegar no fundo da panela e quando macia retiro do fogo e utilizo. 

Escarola Recheada
Passeando pelos Blogs Amigos, fiquei encantada com a receita da Carol "Cerejinha" (AQUI), lembro que quando eu era pequena, assim como ela lembrou (faz muito tempo...rsrsr) e realmente foi uma coisa que me marcou bastante, pois não costumo lembrar muitas coisas, a minha Avó fazia, era deliciosa e como recordar é viver, vivi novamente a emoção de outrora, agora eu Vovó fazendo o Prato....



A higienização deve ser bem feita, pois desta vez não vamos retirar as folhas, abra com cuidado para que a escarola não solte as folhas, em um recipiente coloque os ingredientes do recheio, usei 1 ovo cozido, 1 fatia grossa de ricota fresca, 1 lata de atum, 1 tomate picadinho, 1 pãozinho ralado (ou use 4 colheres de farinha de rosca), recheei e amarrei bem.
Em uma panela fritei pedacinhos de bacon e coloquei 200ml de molho de tomate + 200 ml de água, deitei a escarola,  fui banhando até ficar bem cozida. Retirei o barbante e decorei com azeitonas, ficou deliciosa...

Os meus sinceros agradecimentos a Carol e sua Vozinha, estou morrendo de saudades, porém torcendo para que tudo dê certo em tua vida, Sucesso Sempre!!!

1000 Beijokinhas
Miriam

15 comentários:

  1. Olá Miriam;
    Muito boa a sua receita e as suas dicas.
    Alimentação saudável, nutritiva e totalmente higiênica!
    Adorei esta alquimia!
    Beijo!!!!
    DEUS TE ABENÇÕE!!!

    Maria Paula

    ResponderExcluir
  2. Tu as raison, il est très important de manger des légumes et tes endives braisées me semblent très bonnes.
    A bientôt.

    ResponderExcluir
  3. Miriam que maravilha deve ser delicioso esse prato.
    Bjoooooo:))

    ResponderExcluir
  4. Belas dicas obrigado, beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse post. Gostei muito das dicas para o preparo. E a escarola recheada deve ficar uma delícia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá bom dia ,obrigado pela sua visita e seu carinho.gostei das dicas para o preparo da escarola,não sei bem o que é aqui deve ter com outro nome ,mas vou pesquisar,preciso comer coisinhas saudaveis assim.Bj e tenha um dia repleto de bençãos

    ResponderExcluir
  7. Miriam, eu como tudo que é verdura, menos a dita da escarola que aqui a gente chama de chicória.
    Mas num sei o que acontece que a bichinha não me desce.
    Mas adorei a ideia do prato e deve ficar bem gostoso.
    =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. c'est vrai qu'il est très important de manger et varier les légumes en plus maintenant il fait chaud c'est plus pratique :-)
    ton assiette est très appétissante
    bonne journée

    ResponderExcluir
  9. Saudável e saboroso para o equilibrio do nosso organismo.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  10. Aqui em casa gostamos muito de escarola, mesmo sendo um pouquinho amarguinha assim como de outras verduras, é realmente importante colocarmos em nossa alimentação tem muita vitamina, e se gostarmos então facilita né Miriam ?!!!, bjkas queridona e linda noite p/ vc e família,;)... ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Gostei muito da receitas e principalmente do pão de minuto.
    Já fiz a cópia e vou tentar e te digo o resultado.
    Obrigada pela sua visita.
    Já sou sua seguidora.
    BJs
    Sandra

    ResponderExcluir
  12. Oi Miriammmm!

    Adorei teu comentário lá no meu blog, muito obrigada pela posição.

    Menina, mas como vc é caprichosa: escreve tudo passo a passo, bem direitinho. Não dá pra gente errar nessas receitas deliciosas heim??

    Eu nunca fiz escarola, acho que por preconceito, por não saber... :O(

    Mas agora vou tentar!! Vc me motivou bastante!! :O)

    Beijooo e um bom inicio de copa!

    ResponderExcluir
  13. Miriam saudações finais para o seu 35 anos de casamento! dell'escarola a receita é muito boa, os vegetais são bons, e eu comer muito, então você copiou a receita que gostaria de experimentá-lo! beijos

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Miriam!!!
    Adoro verdura refogada, principalmente escarola!
    Muito saudavel e deliciosa!
    Otima quinta!
    Bjks

    ResponderExcluir
  15. Super saudável Mi!
    Amei sua receita e já estou copiando...
    Bjocas

    Eliane

    ResponderExcluir

Amiga(o)
Agradeço o carinho e a dedicação que tens pelo meu cantinho, sem você aqui para comentar, o Prato não seria o mesmo, que possamos por muito tempo manter esses nossos encontros.
Felicidade Sempre!!!
1000 Beijokinhas, Miriam

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima a "Receita do Prato"

Print Friendly and PDFPrint Friendly