sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Pão Nosso de Cada Dia - 1ª Fornada -

Ufa!!! Demorou mais saiu a 1ª Fornada...

Adoro fazer e melhor ainda comer pães, de todos os tipos, formatos e sabores, quando saem do forno então, huummm!!!!!!!!!!!!! são irresistíveis.

Começo hoje a primeira parte de uma série de receitas "O Pão Nosso de Cada Dia" que são fáceis, apesar de algumas amigas jurarem que nunca iriam fazer, pois já tentaram e não acertam, que é super complicado, blá, blá, blá ....então resolvi que vou desmistificar e garantir que seguindo o passo a passo não tem erro, sendo assim o café da manhã, o lanche da tarde, as refeições rápidas e a fominha inesperada nunca mais serão os mesmos depois que você colocar a mão na massa, e pode ter certeza sua alimentação será bem mais saudável, nutritiva e econômica e o resultado você já conhece, virá em forma de carinho e elogios.


Pão de Óleo 

Massa única para recheios doces e salgados

Ingredientes:

1 k de farinha de trigo
20g de fermento biológico seco ou
60g de fermento biológico fresco
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo 
3 xícaras (chá) de leite morno
2 ovos batidos

Modo de Fazer:

Em uma vasilha grande coloque um pouco de farinha e o fermento seco,
Acrescente o sal, o açúcar e o leite, misture bem,  
ou
Dissolva o fermento fresco no leite morno,
Acrescente o sal, o açúcar e misture bem,
 
Coloque o óleo e o ovo batido,
Aos poucos vá acrescentando a farinha,
Passe a trabalhar a massa em uma superfície lisa e enfarinhada,
Não bata, soque ou espanque a massa, simplesmente sove,
Quando a massa começar a soltar das mãos já está no ponto,
Cubra e deixe descansar, coloco dentro do forno frio.



Faça uma bolinha de massa e coloque dentro de um copo com água, quando a bolinha subir a massa estará pronta para ser trabalhada.



Enquanto a massa cresce organize e prepare os recheios, assim fica mais fácil e o trabalho rende mais, usei nesta receita:

Pão Doce: doce de leite, cocada mole e geleia de morango, o recheio deve ser pastoso caso o doce esteja muito mole engrosse-o com leite em pó,

Pão Salgado: faça uma saladinha com tudo e deixe reservado, mortadela defumada, mussarela, tomate, azeitona, gotinhas de azeite e tempero seco, por cima coloque o requeijão cremoso,
Invente o seu recheio, você encontrará inúmeras variedades, e aí está o encanto de se trabalhar o pão sempre surpreender com um novo sabor de recheio, já falei pra você que eu adoro pães?????? Adoro mesmo....


Comece a enrolar os pães, eu gosto de dividir a massa fica mais fácil e assim se tem a ideia exata da quantidade e variedade que vamos fazer, separo pequenas porções e vou trabalhando,


Vale aí usar a sua criatividade, brinque com a massa e invente o formato personalizado do seu pão, forre uma assadeira com papel alumínio, eu prefiro porque assim na hora de tirar fica mais fácil e a assadeira vai ficar limpinha (entendeu!!!!rsrs) dê uma untada com  margarina no papel,e coloque os pães,



Pincele gema de ovo sobre os pães e leve para assar, forno moderado +/- 200ºC,


Nem tudo é perfeito, uns abrem, outros tostam muito ou não tostam, escapa o recheio, é assim mesmo, depois tudo fica bem....espere amornar, desenforme e Bom Apetite!!!!!!


Espero que saia tudo perfeitinho que os sabores inusitados surjam e que não se esqueçam de mim, me enviem por email  miriam.bragerolli@gmail.com  ou mesmo postem nos COMENTÁRIOS os sabores novos para que eu possa provar também, OK???


Até mais,
Adoro vocês!!
1000 Beijokinhas
Miriam Bralli



8 comentários:

  1. Miriam, deu água na boca, com esse recheio então... e pão saindo do forno perfuma a casa toda e os visinhos ficam com água na boca!
    Bjs e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Silvia, a palavra que eu estava procurando "PERFUMA", costumamos dizer que tem cheiro bom, mas não dá impacto como "PERFUMA" assim o pão fica bem mais gostoso, adorei!rsrsrsr.

    Para você também,
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  3. Oi Miriam, tudo bem contigo?
    Primeiro queria agradecer as visitas no arte viu querida.
    E olha, tô encantada com teu cantinho, já xeretei um monte de receitas deliciosas aqui e adorei.
    Vou acompanhar essas suas receitas de pão, porque este já me deixou com água na boca.
    Beijos e abraços,
    Fla

    ResponderExcluir
  4. Flavia, tudo bem sim, agora melhor!!!
    Ter você aqui e receber elogio vindo de você ainda melhor, para mim é muita honra!!!
    Sou sua fã e passo sempre no seu Blog Arte na Cozinha para dar uma espiadinha,lá fico encantada com tantas dicas gostosas.
    Agradeço de coração a sua participação, fique à vontade considere-se parte da família.

    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  5. Miriam, a gente olha esses pães recheados e dá uma vontade!! Ele quentinho, o queijo derretendo. Cai bem a qualquer hora. Parabéns pelo blog. Grande beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol, tudo bem???
    Verdade, eu como já disse adoro, quentinho então...
    Agradeço o elogio e a sua visita, apareça quando puder, sua presença me fez Feliz!!!

    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  7. Miriam querida...estou louca aqui com esse monte de pãozinho gostoso...tirei um tempinho agora a noite pra visitar os blogs da vida(aproveitar que meu filhote está tranquilo hoje rss),chguei aqui não consegui mais sair,pois acho que temos algo em comum...também AMO PÂO de todo jeito...já fiz algumas receitas,que nem todas deram certo,a ultia que fiz foi minha vitória,o pão ficou ótimo e então me apaixonei ainda mais,por saber que eu posso fazer hehehe O meu problema é sovar,sempre tive um pouco de medo de não conseguir e agora com o pequeno...é difícil me concentrar em algo,ele quer mais atenção do que qualquer outra coisa...rsss
    Mas enfim,vendo esse montão de pãezinhos deliciosos,a cada post eu sentia o cheirinho de cada um...e me insentivou a fazer...vou experimentar sim,logo logo!!!

    Grande beijo!!!

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderExcluir
  8. Miriam tó fazendo sua receita de pão...depois te conto.....
    bjjss
    meu cachixó

    ResponderExcluir

Amiga(o)
Agradeço o carinho e a dedicação que tens pelo meu cantinho, sem você aqui para comentar, o Prato não seria o mesmo, que possamos por muito tempo manter esses nossos encontros.
Felicidade Sempre!!!
1000 Beijokinhas, Miriam

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima a "Receita do Prato"

Print Friendly and PDFPrint Friendly